16/12/2010 16:03
Com o intuito de oferecer assessoria e qualificação gratuita para novos empreendedores da cidade, o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, e o secretário das pastas de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda do município, Edilson de Paula, inauguraram na manhã desta quarta-feira(15/12), o Espaço Empreendedor Barão de Mauá, na Vila São José.
Para o prefeito, Mauá precisa andar com suas próprias pernas e não existe nenhum prêmio de loteria que possa fazer a receita da cidade crescer. “Não adianta olharmos para as outras cidades que compõem a Região. Nosso município possui dez vezes mais problemas”, afirmou Dias. “No equipamento que estamos inaugurando, vamos incentivar a formalização de microempreendedores, oferecer capacitação e cursos de qualidade para os empresários. Assim, vamos fomentar a economia da cidade, criar novas empresas e fazer Mauá crescer”, destacou.
De acordo com o secretário de Mauá, Edilson de Paula, o espaço do empreendedor será de extrema importância para os empreendedores da cidade. “Nosso objetivo é de que esse este espaço seja a ‘casa dos micro e pequenos empresários’. As pessoas poderão participar de cursos de capacitação, elaborar planos de negócios, buscar qualificação para o desenvolvimento do empreendimento e acessar empréstimos no Banco do Povo”, afirmou.
O secretário informou ainda que o equipamento é a expansão da Incubadora de Empresas Barão de Mauá. O serviço de incubação continuará sendo oferecido, principalmente, para a gestação de empresas de base tecnológica. Entretanto, um dos objetivos da Prefeitura é ampliar o serviço para outros segmentos da economia.
“Nosso objetivo é oferecer toda a orientação possível para que os empresários possam estruturar o seu negócio e conquistarem grandes resultados. Basicamente, é um projeto educativo que visa oferecer toda a assistência para que os micro e pequenos empresários possam se qualificar e possibilitar que suas empresas possam crescer”, finalizou.
Para o coordenador de Relações Institucionais da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Luiz Augusto de Almeida, a principal atuação da entidade no equipamento será continuar realizando a gestão da Incubadora de Empresas Barão de Mauá e ‘catequizar’ os micro empresários sobre a importância de formalizar o seu negócio. “Mauá possui potencial para formalizar aproximadamente 10 mil MEIs (Micro Empreendedor Individual ). Nosso objetivo é fazer com que cerca de 1.000 empresários regularizem sua situação e possam ter direito aos benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio-doença, licença-maternidade, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), emissão de notas fiscais, participação em licitações públicas, entre outros benefícios”, disse.
Fonte: ABCD Maior