31/03/2011 15:33
São Bernardo foi sede na última quarta-feira (30/03) do 3º Fórum Empresarial Regional. O evento deste ano abordou temas como o atual cenário econômico do País e também sobre as oportunidades do setor de franquias no ABCD e no Brasil. A expectativa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) é um crescimento de 20% na abertura de franquias pelos Bairros da Região.
De acordo com dados da ABF, o segmento representou, no ano passado, 2,1% do PIB brasileiro, o que significa um crescimento de 20,4%, um resultado 5% superior em relação a 2009.
O diretor-executivo da Associação, Ricardo Camargo, destacou que a projeção para este ano é de que o Franchising conquiste uma expansão no faturamento de 15%, em relação ano passado. Camargo aponta também que devem ser gerados 62 mil empregos diretos no setor. O segmento deve contar ainda com um crescimento de 8% na abertura de novas unidades de franquias. “As franquias no ABCD terão uma expansão de 20%. Os Shoppings que serão abertos na Região devem ser os principais locais onde deve ocorrer a inauguração desses novos negócios”, afirmou.
O executivo projeta ainda que os Bairros como a Paulicéia, Demarchi e Ferrazópolis possivelmente devem concentrar um número expressivo de novas unidades. “Nossos estudos apontam que os bairros onde se concentra uma população inserida na classe C serão os mais assediados pelos empresários. A renda das famílias ampliou, portanto, a tendência é seus que gastos com alimentação aumentem e, sabendo disso, certamente o empresariado irá montar grandes empreendimentos nas redondezas onde esse tipo de público estiver concentrado”, frisou.
Para o diretor-titular do CIESP Regional, Mauro Miaguti, a expectativa é de que o setor de Franchising continue em amplo crescimento na Região. “Os brasileiros estão caminhando cada vez mais para o empreendedorismo. Entrar no mercado via franquia é uma das melhores opções nos dias atuais. O investimento é expressivo, mas os resultados são garantidos”, disse.
Miaguti ressalta ainda que optar por abrir uma franquia é uma forma de ter segurança no desenvolvimento do negócio. “O franqueador realizará um estudo completo sobre a proposta do ponto, entre outras coisas. A principal dica que fica é de que as pessoas devem procurar entidades como o Sebrae e a ABF para que o seu negócio possa acontecer e alcançar grandes resultados”, pontuou.
Na visão da gerente do escritório regional do Sebrae no ABCD, Josephina Irene Cardelli, entrar no segmento de franquias de fato é uma forma de conquistar uma independência financeira, mas a executiva destaca que é preciso disciplina e também um capital próprio considerável para não correr riscos de ter que efetuar altos pagamentos de financiamentos. “Quem tiver planos de montar o próprio negócio deve evitar solicitar financiamento nas redes que oferecem crédito. Os juros ainda são muito altos e nos primeiros anos, os gastos são expressivos com fornecedores, funcionários e em alguns casos, o aluguel”, ressaltou.
Brasil- O jornalista da TV Globo e da Rádio CBN, Carlos Alberto Sardenberg, esteve presente no evento em São Bernardo e falou sobre o atual cenário econômico do Brasil. “O País superou a fase de ficar sempre na corda bamba. Nossas exportações aumentaram consideravelmente e, ao invés dos antigos US$ 50 bi passamos para os US$ 200 bi, esse resultado é reflexo da economia estável e dos investimentos dos empresários na ampliação da produção”, comentou.
Sardenberg destacou também o fato da expectativa de crescimento do PIB em 4,5%. “É preferível manter um crescimento fixo todo ano do que se ter surtos de expansão e depois demorar anos para voltar a ampliar os negócios”, explicou
A próxima etapa do Fórum Empresarial ocorre no inicio da segunda semana de abril, em Guarulhos. Após a estadia na Grande São Paulo, o próximo destino do evento será o Interior.
Fonte: ABCD Maior