Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e APL de Ferramentaria do Grande ABC participam da feira e organizam ato de assinatura do Protocolo.
Os eixos principais desse PROTOCOLO serão:
1- A defesa de restrições às importações de Moldes e Ferramentais, em uma concepção moderna, associada a metas de modernização, inovação, qualificação e redução de custos, contemplando redução e até isenção das restrições aos grupos internacionais que realizarem investimentos no Brasil
2- Ações de capacitação profissional e em gestão no setor de Moldes e Ferramentais, com a contribuição de organismos especializados nessas atividades, como SEBRAE e SENAI, além de interação com universidades e Centros de Pesquisas para inovação tecnológica do setor
3- Apoio governamental à solução de problemas referentes à Certidão Negativa de Débitos tributários, que afeta grande parte das empresas e as impossibilita de acessar as linhas de financiamento existentes nos bancos e agências de fomento federais e estaduais, por meio da articulação de ações junto ao setor financeiro privado para securitização dos débitos e transferência dos riscos a instituições privadas.
Além disso, o setor voltará a explicitar seu apoio à implementação de programa de modernização de máquinas do parque fabril brasileiro, ora em discussão entre o Governo Federal e os segmentos representativos da indústria de Máquinas e Equipamentos no país.
Vale notar que o setor de Ferramentaria foi incluído no Regime Automotivo InovarAuto, uma vez que as montadoras podem se beneficiar dos benefícios fiscais nele definidos, ao adquirir Moldes e Ferramentais no Brasil. Essa inclusão resultou de articulação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria do Grande ABC e beneficia as empresas de todo o Brasil no setor. Isso indica a importância de ampliar a articulação setorial em âmbito nacional para alcançar novas conquistas.