Consórcio discute as oportunidades da Região com o pré-sal

10/08/2011 09:34

Os dados divulgados nesta segunda-feira (08/08) no seminário “Pré-sal: uma transformação na cadeia produtiva do petróleo e gás”, da série “Diálogos Capitais”, realizado pela Carta Capital, na Vila Olímpia em São Paulo, atualizaram os representantes do Consórcio Intermunicipal sobre a discussão. O secretário-executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, participou do evento e afirmou que o tema é ponto prioritário da entidade para ampliar a inserção da Região neste debate.

O evento abordou como a nova ordem mundial pode alterar a geopolítica do petróleo. No Brasil, com os novos investimentos da Petrobras está aberto um novo caminho para a indústria brasileira crescer e se capacitar. Autoridades de governo, empresários e estudiosos aprofundaram o debate sobre este tema. Bresciani afirmou que é fundamental participar destes encontros. “Precisamos estar por dentro de todas as novidades para avaliar como será a inserção da Região na área do petróleo e gás. Estamos em uma localização geográfica estratégica, pela proximidade do Porto de Santos e a quantidade de indústrias. Estamos avaliando como podemos inserir o ABCD nessa questão”.

“Foi importante conhecer o panorama das pessoas que estão ligadas diretamente ao pré-sal. Os dados são muitos, difíceis de resumir, mas o que posso afirmar é que as novas informações não alteram os rumos que já estamos seguindo neste assunto. O que ficou claro é um esforço nacional para alavancar o pré-sal”, afirmou Bresciani.

Para a Região, o setor que deve se beneficiar é a indústria metalmecânica. “As indústrias deste setor de médio porte devem ser as que mais irão prosperar e serem inseridas. Vamos buscar articular com a refinaria de Capuava e pretendemos mapear as oportunidade de fornecimentos”, adiantou o secretário-executivo do Consórcio.

Fonte: ABCD Maior

Notícias relacionadas