Agentes incentivam inovação às pequenas empresas da Região

10/06/2012 14:55

As micro e pequenas empresas do ABCD poderão contar com consultorias do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para melhorar processos e produtos. O programa será colocado em prática pelos ALIs (Agentes Locais de Inovaçăo) que atenderăo a Regiăo a partir do segundo semestre. Săo 30 vagas e as inscriçőes podem ser realizadas até segunda-feira (11/06).

Os agentes são bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que orientam empreendimentos por até dois anos. Apenas em 2011, o programa atendeu mais de 13 mil empresas no Brasil, mais que o dobro do ano anterior, quando foram registrados 5.548 atendimentos. A consultoria vem sendo implantada gradativamente pelo Sebrae, e agora é a vez do ABCD ser inserido neste contexto.

Com o projeto ALI, a interaçăo dos agentes vai estimular e facilitar ainda mais a criação de novos produtos, o que deve impulsionar o desempenho das empresas no mercado. O atendimento é personalizado e por meio de um diagnóstico, as principais necessidades de intervenção para a melhoria dos processos e produtos são indicadas e trabalhadas.

O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, explicou a importância dos profissionais para alavancar os negócios. “O que o Sebrae pretende é demonstrar para esse empresário que a inovação cria um diferencial, atende uma necessidade que é a de enfrentar a concorręncia e fidelizar consumidores. E é justamente esse o trabalho do Agente Local de Inovação”, afirmou.

Para Barretto, a inovaçăo não acontece apenas pelo viés da tecnologia, tem sentido mais amplo. Reduzir o consumo de energia elétrica ou de água, organizar o estoque, atualizar o logotipo da marca, adotar um novo design para a embalagem ou implantar um software que agilize o trabalho săo alguns exemplos de inovaçăo que geram grandes resultados. “A identificaçăo nem sempre é fácil por causa da barreira cultural, do costume de fazer os negócios sempre da mesma forma. É aí que o ALI contribui. Săo jovens com no máximo tręs anos de formaçăo, com conhecimento específico na sua área de atuaçăo, que fazem o diagnóstico e indicam as soluçőes.”

Os empresários interessados devem entrar em contato com os consultores do Sebrae em um dos escritórios regionais ou pelo telefone 4990-1911.

Seleção – Os agentes săo profissionais contratados pelo CNPq e capacitados pelo Sebrae Nacional. As inscriçőes devem ser feitas no site (http://www.fapetec.org/) e a taxa é R$ 30. O salário, R$ 3.600.

Os candidatos devem ter formaçăo superior concluída há, no máximo, tręs anos, nas áreas de Administraçăo de Empresas, Engenharias, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Desenho Industrial, Design, Publicidade, Sistemas de Informaçăo, Ciência da Computaçăo, Tecnólogos em Gestăo, Controle e Processos Industriais, Produçăo Industrial, Informaçăo e Comunicaçăo.

Fonte: ABCD Maior

Notícias relacionadas