Taxa de inflação deverá ser menor em 2010

07/01/2010 10:08

A taxa de inflação na região do ABC neste ano deverá ser menor do que a registrada em 2009, de acordo com o assistente de coordenação do Instituto de Pesquisas da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Lúcio Flávio Dantas. A expectativa é de que a inflação fique muito próxima ou menor da meta que é de 4,5%. Essa taxa fechou o ano de 2009 na casa de 4,81%.

O setor alimentício é um dos que contribuirão para a manutenção da taxa de inflação neste ano. Isso porque este setor deverá crescer consideravelmente em 2010, alcançando a taxa de crescimento registrada no ano de 2008, que foi de 8%. No ano passado essa taxa fechou em 3%.

Apesar do valor positivo no índice de inflação no acumulado do ano, o mês de janeiro será para os munícipes da região o de maior taxa inflacionária, principalmente devido ao aumento de alguns dos principais serviços. “Tradicionalmente janeiro registra uma das mais altas taxas de inflação por conta do aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), das mensalidades escolares, de parte da tarifa de serviço de água e esgoto e, neste ano, no setor alimentício, caso as fortes chuvas continuem”, destaca Dantas. Com a manutenção das chuvas, o consumidor deve estar preparado para desembolsar mais por produtos perecíveis, como as folhagens, frutas e legumes.

As condições favoráveis da política econômica nacional, que prevê crescimento de 5% em 2010, aumento da renda e do nível de emprego, causam uma expectativa de aumento do consumo e, com isso, o provável aumento da taxa de inflação, conforme explica Dantas. “A elevação dessa demanda interna pode fazer com que, no momento apropriado, o Governo passe a aplicar a política de controle da taxa de juros”.

Outros eventos que podem alterar o cenário econômico nacional com expectativa de aumento de demanda são as eleições e ainda a manutenção da taxa cambial. “Estaremos em um ano de eleição e isso normalmente não representa contenção de gastos. Além disso, os consumidores poderão aproveitar para comprar produtos com preços mais baixos, já que não deve haver grandes solavancos na área cambial”, observa.

Dezembro

O último levantamento da inflação no ABC, registrou taxa um pouco abaixo da expectativa para esse período. Em dezembro a inflação na região ficou na casa de 0,28%. “Do ponto de vista do consumidor a taxa de inflação de dezembro foi menor quando comparado ao mês de novembro devido ao comportamento dos setores de transporte, saúde e despesas pessoais”, destaca. Esse resultado vai contra a tendência de que normalmente dezembro é um mês de crescimento significativo nos preços.

Fonte: Natália Fernandjes – Repórter Diário

Notícias relacionadas