São Caetano é a quinta melhor cidade para trabalhar

01/10/2009 10:16

A avaliação consta da oitava edição da pesquisa As 100 Melhores Cidades para Fazer Carreira, coordenada pelo professor Moisés Balassiano, da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) e publicada pela revista Você S/A.

De acordo com os organizadores do estudo, este levantamento leva em consideração questões como três indicadores: Educação, Vigor Econômico e Serviços de Saúde e foi desenvolvido em 127 cidades de todas as regiões do Brasil – Ranking Nacional: 1º São Paulo; 2º Rio de Janeiro; 3º Vitória; 4º Barueri; 5º São Caetano.

O prefeito do município, José Auricchio Júnior, afirmou que a administração pública local criou condições para que os empresários e pequenos empreendedores locais contratassem mais funcionários, gerando um ciclo de crescimento virtuoso nos quesitos emprego e renda. “Nós cuidamos das pessoas e oferecemos condições para que os cidadãos tenham boa qualidade de vida, e estruturamos a cidade de forma a receber novos empreendedores”, anunciou ele. O prefeito destaca ainda o Polo Cerâmica como a próxima área de desenvolvimento da cidade.

Em outro levantamento, a cidade de São Caetano do Sul foi também apontada, em 2008, como líder em escolaridade entre os 645 municípios do Estado de São Paulo pela Fundação Seade. Considerado um quesito de maior peso no levantamento, a Educação recebe investimentos de pouco mais do que os 25% do orçamento municipal previstos na Constituição.

São Caetano também ostenta o Selo de Município Livre de Analfabetismo, concedido em 2007 pelo Ministério da Educação – dentre todos os mais de 5.500 municípios brasileiros, apenas 64 foram agraciados com esta rubrica, três deles do Estado de São Paulo. A cidade também é campeã em infraestrutura, ou seja, tem 100% de seu esgoto coletado e tratado e 100% de água encanada. Em agosto último, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, apontou São Caetano como o município mais desenvolvido do País – a cidade conquistou a nota 0,9524, em uma escala em que 1 é o maior índice possível.


Fonte: DCI

Notícias relacionadas