21/01/2010 11:00
A Magneti Marelli promove a formatura de 40 jovens das Escolas Formare de Mauá e São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A cerimônia será realizada nesta quinta-feira (21), a partir das 18h, no Teatro Municipal de Mauá, que fica na Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia.
Nesta turma, 19 estudantes receberão o diploma do curso de “Assistente de Produção e Serviços”, ministrado na unidade de São Bernardo do Campo, e outros 21 receberão o certificado de conclusão do curso de “Assistente de Produção e Montagem Mecânica”, oferecido pela unidade de Mauá.
Nos cursos, que são reconhecidos pelo Ministério da Educação por meio da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), os alunos estudaram não só disciplinas técnicas, mas também tiveram aulas de “Comunicação e Relacionamento”, “Higiene, Saúde e Segurança”, “Informática”, “Empreendedorismo” e “Inglês”, entre outras.
Com o objetivo de proporcionar aos jovens a mais completa capacitação profissional, as grades curriculares da Escola Formare combinam o conhecimento adquirido em matérias teóricas à pratica dentro das fábricas da empresa.
Dessa forma, todos os formandos da quinta turma cumpriram mais de 100 horas de estágio em diferentes áreas da companhia antes de serem considerados aptos a iniciar carreira em suas áreas respectivas.
Vinícius Almendro dos Santos,18, formando da unidade de São Bernardo do Campo, gostou tanto do curso que o recomenda a outros colegas. “O Formare é como se fosse uma escada para o futuro. Ele nos ajuda a ganhar maturidade”.
Hoje, o estudante, que é morador do bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, se vê mais perto do sonho de fazer faculdade. “Pretendo fazer Engenharia Mecânica e trabalhar na própria Magneti Marelli, ver uma oportunidade na empresa mesmo”, completa.
Além de se preocupar com a formação técnica dos jovens, a Magneti Marelli também procura colaborar na inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Pensando nisso, a companhia os orienta, ao longo do curso, sobre como elaborar um bom currículo e encaminha o perfil dos alunos para empresas da região.
Próxima Turma
O processo seletivo para a sexta turma das Escolas Formare de São Bernardo do Campo e Mauá já foi praticamente finalizado e o início das aulas está previsto para 1º de março.
Como a formação dura nove meses, os interessados em ingressar nos cursos técnicos oferecidos pelas unidades da Magneti Marelli localizadas no ABC paulista devem aguardar a abertura das inscrições para o processo seletivo 2011, que começam em outubro.
O Projeto Formare
O Formare é um programa criado pela Fundação Iochpe e adotado pela Magneti Marelli em 2004. Tem como objetivo oferecer Cursos de Educação Profissional para jovens de baixa renda, aproveitando o know how de grandes companhias e proporcionando chances reais de emprego aos adolescentes das comunidades onde as fábricas estão inseridas.
O grande diferencial do projeto são as aulas ministradas pelos colaboradores da própria empresa. Só a região do ABC, por exemplo, conta com 160 educadores – o Grupo Magneti Marelli possui, ao todo, 360 voluntários envolvidos no projeto.
Desde que adotou a ação, somam-se 480 jovens beneficiados pelas cinco escolas instaladas em fábricas da Magneti Marelli: Amparo, Hortolândia, Mauá e São Bernardo, em São Paulo, e Lavras, em Minas Gerais. A cada ano, 100 jovens são atendidos simultaneamente pelo programa, 20 em cada escola.
Mais informações sobre o projeto no site www.formare.org.br
Grupo Magneti Marelli no Brasil
A Magneti Marelli é uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo e está presente no Brasil desde 1978, com mais de sete mil colaboradores.
Líder de mercado em sistemas de injeção eletrônica, amortecedores, faróis, painéis de instrumentos e escapamentos, atua também nos segmentos de telemática, navegadores GPS, lanternas, camisas de cilindro, sistemas de suspensão, pedaleiras e módulos e componentes plásticos, dentre uma série de outros produtos.
É dona de marcas renomadas no mercado, como Cofap, Kadron e Automotive Lighting. Possui 13 unidades produtivas e cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento localizados em Minas Gerais (Contagem, Itaúna, Lavras) e São Paulo (Amparo, Hortolândia, Mauá, Santo André e São Bernardo), além de escritórios regionais de vendas em algumas das principais capitais brasileiras (Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo).
Fechou o ano de 2008 com faturamento de R$ 2,2 bilhões.
Grupo Magneti Marelli no Mundo
A Magneti Marelli desenvolve e produz sistemas e componentes de alta tecnologia para a indústria automotiva. Com 67 plantas industriais (80 unidades de produção), 10 centros de Pesquisa&Desenvolvimento e 28 centros de aplicações em 18 países, 33 mil colaboradores e faturamento de € 5,4 bilhões de euros em 2008, o Grupo fornece para as principais montadoras na Europa, Américas do Norte e do Sul e Extremo Oriente.
Suas unidades de negócio são Powetrain, Iluminação, Sistemas Eletrônicos, Suspensão e Amortecedores, Sistemas de Exaustão, Aftermarket (peças e serviços para o mercado de reposição), Componentes e Módulos Plásticos e Motorsport.
Fonte: Da redação