04/03/2010 16:24
O Grupo de Trabalho de Crédito (GT) da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC recebeu, na manhã de hoje (4/3), uma série de autoridades para a assinatura oficial de termo de repasse de R$ 1,5 milhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC – BNDES ao Banco do Povo Crédito Solidário – BPCS. Entre os presentes, estiveram o Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Alfredo Jardim Teixeira – Kiko; o Vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Prefeito de Diadema, Mário Reali; o Diretor da Área Social do BNDES, Élvio Gaspar; o Gerente do BPCS, Almir Pereira; e o Coordenador do GT e Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Caetano do Sul, Celso Amâncio.
Em sua fala, Élvio Gaspar lançou um desafio à Região do Grande ABC: formalizar ao máximo o emprego dos trabalhadores e garantir o acesso ao microcrédito. Segundo ele, essas são questões centrais para promover o desenvolvimento regional e o Banco Federal tem o interesse em investir em projetos com foco no microcrédito. “O BNDES não está satisfeito com a atual estrutura e está disposto a ajudar as iniciativas de microcrédito a se ampliarem enormemente”, revelou Gaspar. Em resposta, Celso Amancio, coordenador do GT, disse que o desafio está aceito pela Região, pois as sete cidades também consideram o assunto primordial. “Esse tipo de atividade não é paternalismo. Estamos dando oportunidade para as pessoas crescerem”, afirmou Amancio.
Já o presidente da Agência Grande ABC, Adler Teixeira – Kiko, enfatizou a atuação conjunta entre o órgão regional e o BNDES como uma ferramenta importante para gerar qualidade de vida à população do Grande ABC. “A Agência vem mantendo uma parceria muito forte com o BNDES. Essa é mais uma ação das instituições que visa promover desenvolvimento econômico para a Região, pois é nesses pequenos investidores que vemos diretamente os problemas sociais do Brasil sendo minimizados”, declarou Kiko.
Demandas Regionais
Reafirmando a ação compartilhada das entidades, o BNDES recebeu na oportunidade, para análise, uma cópia de mais dois projetos da Agência: o CESTEC – Centro de Serviços e Tecnologia e Inovação do Grande ABC – e a FEIABC – Feira Industrial e de Subcontratação de Serviços do Grande ABC, entregues por Kiko e pelo Coordenador de Relações Institucionais, Luiz Almeida, a Élvio Gaspar. A expectativa é que, em breve, os programas possam ser também contemplados com recursos oriundos de financiamentos do banco federal.
Fonte: Filipe Rubim – Depto de Comunicação da Agência Grande ABC