Ford e Volkswagen comemoram ganhos em resultados globais

26/07/2010 13:12

Os resultados da Ford Motor e da Volkswagen, divulgados na última sexta-feira, foram positivos. A Ford registrou um lucro de US$ 2,6 bilhões no segundo trimestre, o que representa aumento de US$ 338 milhões em comparação com o montante registrado no mesmo período do ano passado, visto que todas as suas principais operações ao redor do mundo apresentaram uma melhora de resultados.

Excluindo itens especiais, a montadora informou um lucro operacional antes de impostos de US$ 2,9 bilhões, o que significa crescimento de US$ 3,5 bilhões em relação ao segundo trimestre de 2009 e um aumento de US$ 932 milhões ante o primeiro trimestre deste ano. O resultado também representou o melhor desempenho da companhia desde o primeiro trimestre de 2004.

A Ford North America registrou um lucro operacional antes de impostos de US$ 1,9 bilhão no segundo trimestre, uma alta de US$ 2,8 bilhões em comparação com igual período do ano passado.

A receita da montadora totalizou US$ 31,3 bilhões no segundo trimestre deste ano, marcando um aumento de US$ 4,5 bilhões perante o segundo trimestre do ano passado.

A Ford encerrou o segundo trimestre com um caixa bruto de US$ 21,9 bilhões, um declínio de US$ 3,4 bilhões em relação ao primeiro trimestre, como resultado de ações para reduzir sua dívida.

Volkswagen em alta

As vendas da Volkswagen subiram 16% no primeiro semestre deste ano, de acordo com a montadora, na Alemanha.

Segundo comunicado ao mercado, o forte crescimento se deu por conta especialmente do mercado chinês, responsável por 25% das compras.

A montadora vendeu 3,58 milhões de carros no período. Outra região destacada é a Ásia-Pacífico, com aumento de 45,7% nas vendas na região, se comparadas às do mesmo período anterior. As vendas nos Estados Unidos (29,2%) e na Europa Ocidental (40,8%) também tiveram bom desempenho. Na Alemanha, um resultado negativo era esperado, decorrente da crise na zona do euro no último ano. No país-sede da montadora, houve redução de 15,9% das vendas. Neste ano foram vendidos 531.300 veículos, ante 632.000 no mesmo período de 2009.

A empresa afirmou que está “muito otimista com o desempenho deste ano e espera que a performance no segundo semestre seja melhor”. A montadora atribuiu ainda o aumento das vendas às inovações da marca.

Fonte: Agência Estado

Notícias relacionadas