08/07/2010 15:31
A quantidade de pessoas que procurou crédito durante o primeiro semestre de 2010 cresceu 16,6% em relação ao mesmo período do ano passado. É o que apontou o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito que, na comparação com o mês de junho de 2009, acusou elevação de 4,1%.
Na comparação com o mês imediatamente anterior (maio de 2010), a procura do consumidor por crédito registrou queda de 10,2%. O fato do Dia das Mães (em maio) ser mais forte em termos de vendas a prazo, financiadas a crédito, do que o Dia dos Namorados (em junho), e a realização de jogos da seleção brasileira em 3 dias úteis de junho, contribuíram para o recuo da procura do consumidor por crédito no mês passado, avaliam os economistas da Serasa Experian.
Análise por classe de renda pessoal mensal
Análise por região
A alta de 16,6% na procura por crédito durante o primeiro semestre de 2010 foi liderada pelos consumidores da região Nordeste 2010 (crescimento de 18,2%). O bom dinamismo desta região nestes últimos anos e a incidência maior de consumidores de baixa renda, que se destacaram em termos de busca por crédito neste semestre, são elementos que explicam a dianteira do Nordeste no ranking nacional da procura dos consumidores por crédito. Em seguida, o Sudeste com alta de 17,8% também registrou avanço significativo na demanda de crédito de seus consumidores. O Sul e o Centro-Oeste encerraram o primeiro semestre de 2010 com ritmos de crescimento muito parecidos (14,3% e 15,4%, respectivamente) e apenas a região Norte, com alta de 9,9%, acusou elevação abaixo de dois dígitos na procura por crédito de seus consumidores.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, cerca de 11,5 milhões, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Fonte: Serasa Experian