Agência divulga balanço da FEIABC

01/08/2009 09:36

A 1ª edição da FEIABC – Feira Industrial e de Subcontratação de Serviços do Grande ABC – ocorreu nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro com o objetivo de aproximar o empresariado do Grande ABC e de gerar negócios entre eles. Depois de quatro dias de evento, os resultados obtidos com a feira foram considerados muito relevantes para uma primeira edição.

Iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, a FEIABC proporcionou que os empresários expusessem seus produtos e serviços a mais de 5 mil pessoas. Aconteceu também a Rodada de Negócios, na qual todos os expositores conversaram entre si, e o Projeto Comprador, ambiente organizado para encontro de negócios entre grandes companhias que buscavam fornecedores e micro, pequenas e médias empresas. Houve ainda a <b>Rodada Tecnológica</b>, em que institutos de pesquisa mostraram seus serviços aos empresários.

Do ABC para o ABC

A FEIABC nasceu com o intuito de criar um ambiente de integração e cooperação entre empresários, instituições públicas e entidades de apoio ao empreendedorismo da região do Grande ABC. Já nessa primeira edição, empresários, Associações Comerciais, CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), instituições financeiras e de fomento, como Caixa Econômica Federal e BNDES, e universidades, como Instituto Mauá, e FEI estiveram lado a lado com estandes e conheceram-se mutuamente na Rodada de Negócios.

Além disso, a Rodada de Negócios Tecnológica permitiu que Institutos de Pesquisa como CSPD (Centro São Paulo Design), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) e Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) se apresentassem aos expositores.

A Ferkoda S/A Artefatos de Metais carecia de informações na área de acabamento de peças de linha branca (produção de fogões). “O produto precisa atender normas técnicas, mas também precisa de um bom design, e durante a Rodada Tecnológica descobrimos que o Centro São Paulo Design poderia nos ajudar a conciliar esses dois requisitos”, explica Norberto Perrella, Gerente Industrial da empresa.

Para Fausto Cestari Filho, Secretário-Executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, a Feira Industrial cumpriu esse papel de integração com maestria. “Esses diversos agentes regionais puderam se aproximar, intensificando as oportunidades de contato no Grande ABC.

Romoaldo Destro, Gerente Comercial da empresa Beam Radio do Brasil Ltda., descreve a importância da Feira para a evolução de sua rede de relacionamentos. “Estamos conseguindo valiosos contatos que esperamos transformar em bons negócios para nossa pequena empresa”.

Negócios

Mas a Feira Industrial do Grande ABC não resultou apenas em contatos. Celso Iwao Assanome, proprietário da empresa do setor plásticos Japan Air, de Mauá, saiu do evento com entregas a fazer. “Fechamos três negócios, um na área de usinagem e outros dois em mão-de-obra de injeção plástica. Vamos vender entre 50 e 100 mil peças com esses acordos”. Uma dessas empresas sequer era expositora, conta Assanome. “Uma empresa de brinquedos, visitante na Feira, viu nosso estande e fechou negócio conosco”.

Dados Gerais

Durante a FEIABC, o Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo, recebeu um público de aproximadamente cinco mil visitantes. Além disso, foram 110 expositores que puderam mostrar seus produtos e serviços a essa gama de empresários e visitantes. No fim da Feira, a equipe organizadora realizou uma pesquisa de avaliação com os expositores.

Quanto à organização da Feira, a grande maioria saiu satisfeita. Aproximadamene 70% deles consideraram a estrutura adequada e mais de 90% aprovaram a distribuição dos estandes no pavilhão. No dia 6 de novembro, o Projeto Comprador recebeu 33 representantes de 24 grandes empresas âncoras, entre as quais Embraer, Volkswagen, GM e Rhodia. Elas prestaram 487 atendimentos durante quase 4 horas e, ao final, 85% dos expositores participantes afirmaram que suas expectativas no Projeto haviam sido atendidas.

Já a Rodada de Negócios, no dia 7, estendeu-se durante cinco horas e contabilizou a participação de 121 empresas em 11 mesas de negociação, possibilitando que todos os participantes conversassem entre si. Na Rodada, 75% consideraram a organização como Ótima ou Boa e 70% disseram ter suas expectativas atendidas.

Quando indagados se gostariam de participar da próxima edição da Feira Industrial do Grande ABC, a resposta afirmativa também foi expressiva: 70% garantiriam novamente um estande. Isso demonstra a demanda que o Grande ABC possuía de um evento como esse.


Galeria de Fotos








Notícias relacionadas