Trabalhadores de Mauá são formalizados em plantão do Sebrae Móvel

02/08/2010 10:50

Trinta minutos foi o tempo necessário para que Oswaldo Fávero, que tem 70 anos, se tornasse um Microempreendedor Individual (MEI). Tirar trabalhadores da informalidade e desburocratizar a abertura de empresas foi o principal objetivo da presença do Sebrae Móvel em Mauá, que esteve ontem (29) e hoje (30) na cidade. A ação foi realizada pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Mauá.

O Sebrae Móvel leva parte da estrutura de atendimento do Escritório Regional em uma van customizada onde analistas do Sebrae-SP prestam consultoria especializa gratuita a empresários e interessados em empreender. O público obteve informações sobre como melhorar a gestão de suas empresas, montar um negócio ou formalizar um empreendimento, como foi o caso de Oswaldo.

Há cinco anos no ramo da manutenção doméstica de refrigeradores e máquinas de lavar, o microempreendedor agora já faz planos para ampliar seu negócio: quer transformar sua oficina em uma pequena loja, onde poderá realizar também a venda de produtos para o segmento. Para ele, esta é mais do que uma oportunidade de aumentar a renda: é uma forma de exercer a cidadania. “Como a gente vai exigir serviços da Prefeitura se não contribuímos pagando impostos?”, reflete.

Como Oswaldo, estima-se que haja na cidade cerca de 10 mil trabalhadores informais que possam se cadastrar como MEIs. Para incentivar a formalização, o município está se estruturando, investindo na desburocratização para abertura de empresas. Por meio de decretos, capítulos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, principalmente do MEI, estão sendo readequados. Além disso, os empreendedores contam agora com a Casa do Empreendedor, espaço que funciona na Incubadora de Empresas Barão de Mauá e que proporciona o acesso direto às informações sobre microcrédito, por meio da presença do Banco do Povo no local e o contato com a Secretaria de Trabalho e Renda, promovendo assim a desburocratização dos processos de abertura de novos negócios.

De acordo com o coordenador da incubadora, André Luis Lira, o número de empregos e de oportunidades de negócios vem aumentando na cidade por conta do crescimento industrial. Ainda este mês Mauá sediará um workshop para esclarecer a população sobre todos os benefícios da figura do MEI, com a realização de palestras ministradas pelo Sebrae-SP e por outras instituições parceiras da iniciativa.

“O Sebrae-SP tem dado todo o respaldo ao município para implantação e difusão do cadastro pelo MEI, prestando consultorias sobre a Lei Geral, realizando palestras sobre o tema e reuniões. A presença do Sebrae Móvel é uma continuidade deste trabalho, buscando atender os interessados com dificuldades de se locomover ao posto de atendimento”, explica José Roberto Rodriguez Silva, analista do Sebrae-SP no ABC.

Visite a página do Sebrae-SP no Grande ABC www.sebraesp.com.br/no_estado/regiao_metropolitana/grande_abc.

Fonte: Redação

Notícias relacionadas