Legislação e mercado austríacos são atrativos para exportadores brasileiros

14/05/2010 16:23

Foto por Julio Bastos – PSA

A Áustria proporciona ótimas condições de exportação entre outros motivos porque a liberalidade jurídica e fiscal em vigor naquele país facilita a formatação de parcerias entre empresas brasileiras e agentes comerciais locais, responsáveis pela abertura de clientes nos mercados austríaco e europeu.

Eis uma das vantagens expostas pelo cônsul comercial da Áustria em São Paulo, Ingomar Lochschmidt, durante palestra promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET) da Prefeitura de Santo André.

Ingomar explicou que, diferentemente do que ocorre no Brasil, os legisladores austríacos entendem que agentes comerciais são essencialmente empresários e estão expostos aos riscos inerentes a qualquer tipo de empreendimento naturalmente regulado pela lei da oferta e da procura.

“Como não temos o entendimento de uma relação de dependência financeira e empregatícia entre as partes, empresas brasileiras podem formar parcerias com agentes austríacos por custo relativamente baixo e sem precisar se preocupar com processos e indenizações na Justiça”, afirmou Ingomar.

A palestra lotou o Anfiteatro da Prefeitura de Santo André. Foram cerca de 160 participantes entre empreendedores, executivos, estudantes de comércio exterior e integrantes da SDET, como o secretário Beto Torrado, o secretario adjunto Charles Camargo e o diretor do Departamento de Relações Internacionais, Álvaro Ferreira.

Além da liberalidade que facilita a aliança com empreendedores locais, Ingomar citou ainda como atrativos o baixo custo de exportação à Europa, em contraste com o alto custo de exportar ao Brasil, e o fato de a Áustria servir como porta de entrada para o mercado europeu.

“Queremos comprar seus produtos”, disse o cônsul comercial, ao salientar que as oportunidades para empresas brasileiras estão principalmente em setores como o plástico, metalmecânico, papel e celulose, siderurgia, robótica e em projetos de geração de energia.

O alto potencial de consumo é outro atrativo. Com 8,5 milhões de habitantes, a Áustria tem renda per capita de 32,4 mil euros, equivalentes a R$ 73,5 mil.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André

Notícias relacionadas