Evento encoraja MPEs no comércio exterior

01/07/2011 14:30

A Agência GABC realizou na última quinta-feira em parceria com a ACISBEC, o SEBRAE – SP e a FACESP o evento Exportar para Crescer em São Bernardo do Campo. Estiveram presentes na ocasião o Prefeito de Diadema, Mario Reali, o Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo-FACESP e da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, Rogério Amato, o Vice-Prefeito de São Caetano do Sul, Walter Figueira Jr, o Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Presidente da ACISBEC, Valter Moura, o Vice-Presidente da Regional Administrativa Metropolitana ABC da FACESP, Gerardo Sauter, o Coordenador Geral do Projeto Exporta, São Paulo, José Cândido Senna, a Gerente do SEBRAE Regional Grande ABC, Josephina Cardeli e representantes de entidades da Região.

O evento teve inicio as 8h30 e foi realizado na Associação Comercial de São Bernardo do Campo – ACISBEC e contou com duas etapas, a primeira foi uma breve saudação dos presentes e palestras técnicas relacionados a comércio exterior. A segunda, encontros de negócios que deram a oportunidade para os empresários presentes de esclarecerem dúvidas com comerciais importadoras e exportadoras.

Durante uma breve saudação, Valter Moura destacou o aumento de 32,85% do volume das exportações no Grande ABC e o crescimento de 32,15% no saldo da balança comercial da região em maio de 2011. “O fato de já exportarmos, mensalmente, o expressivo volume de R$ 658 milhões não deve nos desviar da necessidade de mobilizar produtores e exportadores, em especial das micro e pequenas empresas na busca de uma maior inserção no comércio internacional” destacou.

José Cândido Senna iniciou as palestras técnicas esclarecendo o trabalho da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP e da Secretária de Desenvolvimento do Estado de São Paulo no apoio ao comércio exterior com a ação Exportar para Crescer, parte do projeto Exporta, São Paulo que visa fomentar as exportações do Estado, com o aumento da base de exportadores, notadamente de produtores de micro, pequeno e médio portes, envolvendo pessoas jurídicas e físicas (confira aqui a apresentação)

Na sequência, Rose Mary Estácio, Consultora de Comércio Exterior do SEBRAE-SP, apresentou os Programas do SEBRAE-SP para a competitividade e a internacionalização de negócios de médias, micro e pequenas empresas paulistas (confira aqui a apresentação). Rose também destacou o trabalho das comerciais importadoras e exportadoras que auxiliam empresários no quesito técnico na hora de inserir o seu produto no mercado internacional. “O empresário precisa enxergar que as comerciais são parceiras, mas do que isso, facilitadoras para exportar” finalizou.

Ainda com palestras técnicas, o evento contou com o Coordenador da UNESP Inovação, José Arana Varela (confira aqui a apresentação), o Analista de comércio exterior da Ibérica Assessoria Aduaneira, Paulo Costa (confira aqui a apresentação), o Gerente de Comércio Exterior do Banco do Brasil, Fabiano Pistoia Oliveira, que apresentou importantes mecanismos de financiamento de exportações e importações, gerenciamento de riscos e seguro de crédito a exportações (confira aqui a apresentação), e a Gerente de Avaliação de Riscos da COFACE Brasil, Denise Cortez (confira aqui a apresentação). Para finalizar a primeira etapa, os empresários contaram com espaço para tirar dúvidas com os palestrantes.

No período da tarde, ocorreram encontros de negócios entre empresários participantes e dirigentes de empresas comerciais importadoras e exportadoras e outros prestadores de serviços de exportação e importação ligados a FACESP. Além dos encontros presenciais, também foram disponibilizados para os participantes, através do Skype, a oportunidade de fazer reuniões com comerciais importadoras e exportadoras localizadas fora do estado de São Paulo.

Próximos passos

Como continuidade da ação, serão realizadas, nas associações comerciais da região, oficinas técnicas na forma de workshops sobre temas específicos de comércio exterior, com vistas a consolidar a mobilização de produtores para a exportação e a capacitá-los para negócios internacionais. Entre os assuntos a serem tratados, destacam-se a adequação de produtos a mercados externos, a logística de exportações e importações, a formação de preços e os procedimentos administrativos de exportação e importação. Ao término do primeiro ciclo de trabalhos na região, as entidades promotoras do Exportar para Crescer pretendem organizar missões empresariais ao exterior, com o apoio das Áreas de Relações Internacionais e Inteligência Comercial da São Paulo Chamber of Commerce/FACESP.

Fonte: Mariana Roman – Agência GABC


Galeria de Fotos













Notícias relacionadas