23/12/2009 11:35
Os centros comerciais da região já estão preparados e aguardando as compras de Natal e de fim de ano para a última hora. Apesar das vendas já estarem aquecidas, a expectativa é que até o dia 24 o movimento nas lojas cresça ainda mais. O aumento médio previsto pelo comércio em 2009 no Estado é de 17%.
“O movimento está bem intenso nos últimos dias, mas até o dia 24 isso tende a aumentar ainda mais. Muitas pessoas deixam para comprar os presentes nos últimos minutos”, afirma o presidente da SOL (Sociedade Oliveira Lima e Região), Hélio Farber. Na região central de Santo André a expectativa é que as vendas cresçam cerca de 15% com relação ao mesmo período do ano passado. Um levantamento da Serasa aponta que este será o melhor Natal desde 2005.
Já o vice-presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Luiz Antônio Samapaio da Cruz, projeta um crescimento de 8% em toda a cidade. “A crise econômica afetou as vendas nos três ou quatro primeiros meses do ano, mas creio que isso foi muito mais por um efeito psicológico, por medo das pessoas. Nos últimos meses deste ano as vendas já voltaram ao normal”, afirma. O retorno do crédito e dos empregos perdidos ao longo do ano foram os responsáveis pela melhora significativa, acrescenta Cruz.
Para atender os clientes de última hora, as lojas da Oliveira Lima ficarão abertas até 22h durante os últimos dias. No dia 24 elas estarão abertas até as 18h. Os shoppings da região também alteraram os horários de funcionamento. Eles abrirão mais cedo, a partir das 9h, e funcionarão até as 18h. No dia 25 a abertura das lojas é facultativa.
Fonte: Repórter Diário