23/03/2010 15:32
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participou no dia 08/03/2010 da inauguração da Câmara do Comércio e Indústria Muçulmana do Brasil (CCIMB). O evento contou com a participação de autoridades de países islâmicos como embaixadores e ministros de diversos países como Egito, Paquistão, Emirados Árabes, Líbano, entre outros.
Para Marinho, a instalação da CCIMB no País é um passo importante, pois por meio da câmara será possível criar e fortalecer raízes da cultura e do comércio no Brasil, reforçando e estimulando o negócio com o mundo islâmico. “Acredito que seja possível estreitar os laços entre os dois países, ampliando as relações com os empresários islâmicos”.
Marinho reforçou ainda que um país em crescimento como o Brasil está aberto para receber todos os investimentos possíveis, especialmente em infraestrutura, para dar continuidade ao desenvolvimento. “Nossa economia, para continuar crescer, vai precisar de investimentos, seja em habitação, saneamento básico, energia, ou em outros setores estratégicos. Com a Câmara de Comércio, essas parcerias poderão ser realizadas mais facilmente”, disse. O prefeito também agradeceu a escolha de São Bernardo como sede para a CCIMB e disse acreditar que essa iniciativa irá aproximar ainda mais o País da comunidade muçulmana.
Para o chefe de Finanças da Organização Islâmica do Comércio (OIC), Hatim Mukhtar, a inauguração da CCIMB, além de ser um espaço para estreitar laços comerciais, é a oportunidade de estreitar as relações islâmicas no Brasil. Mukhtar revelou que por iniciar a câmara islâmica no País, o Brasil passa a ter acesso a todas as outras câmaras. “Entendemos o Brasil como uma grande potência. Esperamos levar a sabedoria do empresariado brasileiro à nossa cultura e que vocês aprendam com a cultura islâmica.”
Fundada em agosto de 2009, a CCIMB de São Bernardo integra uma das 58 Câmaras de Indústria e Comércio integrantes da Confederação das Câmaras de Comércio Muçulmanas. Essa entidade se somará a um grupo de mais de 700 câmaras espalhadas pelo mundo, representadas por 57 federações, sob a coordenação da Câmara de Comércio e Indústria Islâmica (ICCI) sediada em Karachi, no Paquistão.
A ICCI foi criada em 1978 para representar o setor privado nos estados-membros da organização e das sociedades de minorias islâmicas, fortalecer a cooperação comercial e industrial e o apoio do comércio internacional e intrabilateral nas áreas de tecnologia da informação, seguros e resseguros, transporte marítimo e terrestre, trâmites alfandegários e setor bancário, entre outras propostas.
Fonte: Clique ABC