Foi realizada nesta quarta-feira (09/04) a apresentação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Brasil Maior no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo. O evento é uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e a Prefeitura de São Bernardo com o objetivo de divulgar o programa e mobilizar as empresas para a importância da qualificação profissional.
O analista do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Andrei José Rodrigues, apresentou o programa do Governo Federal e tirou as dúvidas dos representantes das empresas.
“O importante do Pronatec Brasil Maior é fazer com que a demanda do setor produtivo induza a oferta de cursos de qualificação profissional. Ter a informação dos RHs das empresas qualifica essa demanda”, afirmou Rodrigues.
O representante do MDIC também ressaltou que as empresas devem encaminhar a demanda por meio do preenchimento de uma tabela simples e negociar diretamente com as escolas ofertantes os detalhes dos cursos. “É como se fosse a mesma coisa de contratar o curso, definir o local e quantos alunos por turma, mas a diferença é que quem paga a conta é o Governo Federal”, explicou.
As escolas ofertantes de cursos podem ser as federais, estaduais, municipais, Sistema S e credenciadas no MEC para oferecer cursos Pronatec.
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, afirmou que a parceria com as Prefeituras, Associações Comerciais e Sindicatos da região é essencial para mobilizar as empresas. “O convênio assinado entre a Agência e o MDIC descentraliza a captura de demandas e ganham os trabalhadores, as empresas e a região com a qualificação profissional”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, ressaltou o trabalho integrado para mobilizar o empresariado da região. “É preciso aproveitar a oportunidade e a nossa Secretaria está a disposição para dar apoio ao cadastramento das empresas. A Central de Trabalho e Renda também mobilizará os contatos de empresas e encaminhará quem está procurando emprego para os cursos.” O telefone da SDET é o 4348-1050.
O prazo para as empresas apresentarem as demandas de cursos e a quantidade de trabalhadores que deseja capacitar é até o dia 20 de abril. Os cursos disponíveis são de Formação Inicial ou Continuada (http://pronatec.mec.gov.br/fic/) ou cursos técnicos (http://pronatec.mec.gov.br/cnct/). As empresas interessadas deverão preencher uma tabela simples com seus dados, curso e quantidade de trabalhadores. Mais informações pelo telefone da Agência (11) 4433-7354.