17/04/2014
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) prorrogou até o dia 30 deste mês o prazo de envio das demandas por cursos de qualificação profissional no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Brasil Maior. Até o momento, a demanda das empresas da região alcançou cerca de 10 mil vagas por cursos.
“O prazo foi prorrogado, mas ainda é curto e as empresas precisam correr para aproveitar a oportunidade de qualificar os trabalhadores sem custos e aumentar o diferencial competitivo”, afirmou o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.
“No Pronatec Brasil Maior, o próprio mercado diz o que precisa de mão de obra e o trabalhador se aperfeiçoa em atividades que a empresa está interessada, o que proporciona maior garantia de emprego”, disse Marques.
A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o MDIC assinaram o convênio do Pronatec Brasil Maior em fevereiro. A Agência, em parceria com as Prefeituras, os Sindicatos e as Associações Comerciais da região, tem realizado eventos para divulgar o programa com o objetivo de mobilizar as empresas sobre a importância da qualificação profissional dos trabalhadores.
“A participação das entidades parceiras na divulgação para as empresas reforça o quanto o projeto é importante para toda a região”, finalizou.
Pronatec Brasil Maior – Os cursos disponíveis são de Formação Inicial ou Continuada (http://pronatec.mec.gov.br/fic/) ou cursos técnicos (http://pronatec.mec.gov.br/cnct/). A empresa deverá verificar quais os cursos de interesse e quantos trabalhadores deseja inscrever.
Em seguida, solicite o quadro de captura pelo telefone da Agência (11) 4433-7354 e preencha com as informações da empresa e a demanda de cursos. Verifique com as instituições de ensino cadastradas no Pronatec a disponibilidade de vagas. A tabela preenchida deverá ser encaminhada ao email [email protected].