A Faculdade de Tecnologia Termomecanica participa do programa Ciência sem Fronteiras há mais de um ano. A iniciativa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia por meio do intercâmbio. “É o reconhecimento da qualidade dos nossos alunos e da instituição”, aponta Wilson Carlos da Silva Jr., Diretor Acadêmico da Faculdade.
Os estudantes aprovados passaram por uma série de avaliações. Uma das exigências foi o resultado de, no mínimo, 600 pontos nas duas últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em uma segunda fase, a coordenação do programa na instituição avaliou o desempenho acadêmico dos alunos que, preferencialmente, devem estar envolvidos em projetos de iniciação científica, olimpíadas de conhecimento e concursos culturais.
A terceira e última fase é a aprovação do candidato na faculdade do país escolhido. “São meses de expectativa até a resposta final. É uma conquista muito grande e eu estou feliz por ter sido selecionado entre tantos colegas com currículo exemplar”, comemora Marcelo da Silva Júnior, do 3º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Durante toda a estadia no Canadá, os alunos da FTT terão suporte de uma equipe do programa Ciência sem Fronteiras e das instituições canadenses.
Suellen Ribeiro Moreira dos Santos, do 3º período do curso de Tecnologia em Alimentos, embarca no dia 27/02 para a cidade de Niagara Falls, na província de Ontário. “Estou muito ansiosa, mas todo o conhecimento que recebi nos últimos 18 meses de estudos me deixam mais tranquila para conhecer um mundo totalmente diferente do que estou acostumada. Vai ser uma responsabilidade muito grande representar a FTT lá fora”, completa.
“O intercâmbio é uma experiência única. Nossos alunos estão preparados para encarar o mercado internacional e vão voltar com uma visão muito mais ampla e com um grande diferencial para o mercado de trabalho”, completa Silva Jr. Segundo ele, esta é uma oportunidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação e mostrar os esforços que a Fundação Salvador Arena, responsável pela FTT, tem feito especialmente na área de educação.
Sobre a Fundação Salvador Arena
Idealizada e criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena, empresário do setor metalúrgico e proprietário da Termomecanica São Paulo S. A., a Fundação Salvador Arena é uma instituição civil de finalidade filantrópica, direito privado e sem fins lucrativos que mantém atividades de apoio social voltadas à transformação social e, em especialmente, educação.
Hoje, a Fundação Salvador Arena é administrada por um Conselho Curador, que manteve os projetos originais e vem ampliando os investimentos sociais e educacionais ao longo dos últimos anos. Além de desenvolver projetos próprios, como o Colégio Termomecanica e a Faculdade de Tecnologia Termomecanica, a Fundação implementa programas que visam ao fortalecimento do terceiro setor por meio do apoio a entidades beneficentes, filantrópicas e ONGs e da capacitação de dirigentes e técnicos dessas organizações.
Em 2013, o foco de investimento da Fundação Salvador Arena foi educação, que recebeu o maior volume de recursos, da ordem de R$ 41 milhões, seguido de assistência social, para a qual mais de R$ 6 milhões foram aplicados em iniciativas de desenvolvimento social, comunitário e fortalecimento de organizações do terceiro setor.
A Fundação recebeu, por duas vezes consecutivas, a medalha de bronze no Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão – PPQG, na categoria: Instituições sem Fins Lucrativos. O prêmio é concedido para empresas que buscam a excelência na gestão.
Fonte: Fundação Salvador Arena