Começam as aulas da Escola Preparatória da UFABC em Mauá

16/07/2013

Os 160 alunos compareceram na aula inicial, ministrada por três professores da instituição. Também estiveram presentes a pró-reitora, Lídia Panveci Daniel Pereira, secretários municipais e vereadores.

Lançada em junho deste ano a Escola Preparatória da UFABC para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oferece curso gratuito destinado a estudantes da cidade, que tenham frequentado as séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio na rede pública de Mauá.

“Em janeiro tivemos uma conversa com a direção da UFABC no sentido de trazer uma extensão da universidade para Mauá. Esperamos concretizar o campus nos próximos dois ou três anos. Conseguimos por enquanto implantar a escola, que é o primeiro projeto da universidade no município. Essa é a primeira turma e em 2014 queremos dobrar o número de alunos”, destacou o prefeito Donisete Braga.

Para a pró-reitora os alunos estão fazendo história no município. “O prefeito foi uma das pessoas mais empenhadas nesse processo. Esse belo espaço é de vocês, foi pensado com muito carinho e esforço e vocês devem aproveitar o máximo. Esperamos tê-los conosco em breve na universidade”, comentou ela.

Este curso teve o maior número de vagas oferecidas pela UFABC na região. Ao todo foram 160 (80 no período da tarde e 80 no período noturno). 546 interessados se inscreveram e 279 candidatos fizeram a prova no dia 29 de junho. Mais de 50% dos inscritos já concluíram o ensino médio. A maior procura foi para o curso que será ministrado a noite.


As aulas terão duração de quatro meses e acontecem em dois períodos: tarde e noite, na Avenida General Osório, 75 em Mauá (próximo da Praça da Paineira), em imóvel alugado pela Prefeitura. O prédio conta com três andares, duas amplas salas de aula com capacidade para no mínimo 100 alunos cada, além de biblioteca, laboratório de informática, copa, sala de convivência, terraços, elevador e estacionamento.

Serão oferecidas as disciplinas de Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). A equipe reúne 35 professores, que também são estudantes de diversas especialidades na UFABC. Os educadores passaram por curso preparatório para poder conduzir as aulas da Escola Preparatória.

Para Ricardo Barbosa Bezerra, 35 anos morador do Jardim Oratório, que é cadeirante, o projeto está de parabéns. “Para mim que sou cadeirante, ficou muito bom o acesso por elevador e banheiro adaptado. O Enem é uma prova muito importante e com esse curso preparatório, terei mais oportunidade de concorrer a uma vaga na faculdade. Sem isso, dificilmente poderia pagar aulas particulares”, citou.

Já a jovem Gabriela Alarcon, 17 anos moradora do Jardim Anchieta, passou em segundo lugar – praticamente em um empate técnico com o primeiro colocado na prova seletiva para ingressar no curso. “A iniciativa irá possibilitar que eu me prepare melhor para o vestibular. Fiquei muito feliz porque são poucas vezes que temos uma oportunidade como essa e agora para mim é uma questão de honra me esforçar”, disse.

O estudante Matheus Torres de Souza, 18 anos morador do Jardim Luzitano pretende passar no vestibular da UFABC para o curso de ciências e tecnologia. “É uma grande oportunidade para me preparar para o Enem, pois já concluí o ensino médio. Fiquei sabendo da escola preparatória pelo Facebook e não perdi a chance”, comentou.

Fonte: Prefeitura de Mauá

Notícias relacionadas