13/03/2014
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As empresas do Grande ABC que quiserem inscrever seus trabalhadores para os cursos de qualificação profissional do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Brasil Maior terão até 20 de abril para apresentar a demanda de cursos para este ano. A articulação foi definida em treinamento aos parceiros do projeto no Grande ABC nesta quinta-feira (13/03), a partir de convênio assinado entre a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Participaram do treinamento os representantes indicados pelas Prefeituras, sindicatos, entidades patronais, Senai e entidades regionais. O objetivo é que a captação de demandas das empresas seja difundida pela região a partir dos parceiros do Pronatec Brasil Maior.
O presidente da Agência e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, afirmou que o Pronatec Brasil Maior é prioridade da Agência. A meta é atender 30 mil alunos na região. “A expectativa é alta para que a região aproveite ao máximo as oportunidades do Pronatec, melhore a qualificação profissional e aumente o diferencial competitivo do Grande ABC”, ressaltou Marques. “É um programa robusto para que em médio prazo se transforme em um programa regional de qualificação”, defendeu.
“É importante ter um ator local como a Agência para mapear todas as dificuldades e encontrar soluções junto ao MDIC. A falta de qualificação está impactando negativamente a capacidade de inovação e os investimentos no país e o Pronatec Brasil Maior veio para atender essa demanda”, disse o diretor de Tecnologias Inovadoras do MDIC, Rafael de Sá Marques.
São disponibilizados cursos gratuitos nos 19 setores produtivos estratégicos do Pronatec em escolas como o Senai. Em maio, haverá a repactuação dos cursos entre o MDIC e as escolas ofertantes de cursos e, por isso, as demandas das empresas já deverão estar mapeadas para que sejam contempladas ainda neste ano.
O MDIC disponibilizará os arquivos necessários para o mapeamento das demandas e a Agência repassará aos parceiros como será o fluxo de informações e organização das demandas regionais. Serão realizadas reuniões com o setor de Recursos Humanos das empresas para divulgar o programa e captar as demandas.
O objetivo é ampliar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional e fazer a aproximação entre a necessidade das empresas e o que escolas como o Senai dispõem em termos de formação. A Agência fará o gerenciamento das demandas e as pré-matrículas dos alunos indicados pelas empresas e pelas Centrais de Trabalho e Renda.