A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC recebeu a demanda de 38.033 vagas por cursos gratuitos de qualificação profissional do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Brasil Maior, do Governo Federal. Em parceria com as Prefeituras, os Sindicatos e as Associações Comerciais da região, a Agência realizou uma série de eventos para intensificar a mobilização das empresas sobre a importância da qualificação profissional de seus trabalhadores.
Na assinatura do convênio entre a Agência e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para articular o Pronatec Brasil Maior na região, em fevereiro deste ano, o presidente da Agência e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, firmou o compromisso de mapear e captar a demanda de 30 mil vagas na região.
“Contamos com uma intensa mobilização e conseguimos extrapolar a meta. Seguramente, a nossa região foi a que mais se mobilizou para aproveitar as oportunidades do Pronatec Brasil Maior. Sabemos da importância da nossa força de trabalho e, quanto mais qualificada, mais a região será alvo de investimentos e terá intensificação da produtividade”, afirmou Marques.
A mobilização na região foi feita em dois meses para cumprir o prazo do MDIC de envio das pré-matrículas, que terminou em 30 de abril. Em maio, está prevista a repactuação dos cursos entre o Ministério e as escolas ofertantes (Sistema S, estaduais, federais e credenciadas no MEC para oferecer cursos Pronatec). Por isso, as demandas das empresas já precisavam estar mapeadas para que os cursos sejam contemplados ainda neste ano. O MDIC fará a consolidação das vagas e haverá a articulação junto às escolas ofertantes para que a demanda da região seja atendida.
Pronatec Brasil Maior – O objetivo do programa é ampliar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional e fazer a aproximação entre a necessidade das empresas e o que escolas ofertantes de cursos dispõem em termos de formação, além de reduzir o gargalo de mão de obra capacitada.
O Pronatec Brasil Maior oferece cursos de Formação Inicial ou Continuada (FIC), com carga horária de 160 a 400 horas, e Cursos Técnicos, com carga horária mínima de 800 horas.
O programa é destinado tanto à formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas por meio das Centrais de Trabalho e Renda quanto à requalificação de trabalhadores que estão em atividade. O Pronatec atende a demanda de empresas de todos os portes e sem limitação de vagas. Também há a possibilidade de os cursos acontecerem dentro das empresas ou em espaços de parceiros.
As demandas das empresas recebidas pela Agência são diversificadas e abrangem cursos nas mais diversas áreas dos setores produtivos estratégicos do Pronatec Brasil Maior. Entre os cursos FIC solicitados estão: agente de inspeção de qualidade, produção, gestão de pessoas, idiomas, operador de telemarketing, administração, padeiro, eletricista, costura industrial, operador de máquinas, mecânica, soldador, processamento da borracha, operador de injetoras e desenhista mecânico.
Nos cursos técnicos, estão cursos de vendas, automação industrial, eletrônica, mecânica, mecatrônica, logística, plástico, informática, meio ambiente, entre outros.