18/06/2010 11:35
Formandos do curso de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) apresentam neste dia 17 de junho, a partir das 19h, sete novos projetos de veículos compactos e esportivos, no campus São Bernardo, como parte da 45ª MecAut – Exposição de Projetos do Curso de Engenharia Mecânica Automobilística. Em comum quase todos os projetos trazem soluções para a falta de espaço nas grandes cidades. As apresentações dos projetos serão em escala reduzida (1/5), com cerca de 80 centímetros, e construídos a partir de placas de poliuretano.
Entre os projetos está o ZINEX, um veículo compacto, motor 1.0, para quatro pessoas e com dimensões mais reduzidas (3,1 m x 1,6 m). A principal inovação do carro é um sistema de bomba mecânica instalada dentro das rodas para manter os pneus sempre calibrados. As bombas são acionadas de acordo com o movimento de conjunto roda e pneu. “Quando calibrados os pneus, o consumo de combustível é reduzido e pode aumentar a durabilidade do pneu em até 20 mil km”, conta o estudante Rômulo Nunes Furlan, de 26 anos.
Outra novidade é o projeto SIRI CONCEPT, um veículo hatchback também compacto, motor 1.6 e com capacidade para cinco passageiros. Como o nome diz, o Siri possui sistema integrado que facilita na hora de estacionar na lateral, com aproveitamento de espaço. Conta com dois subsistemas baseados em dispositivos de elevação de emergência com acionamento por fuso, um atrás do eixo dianteiro e o outro à frente do eixo traseiro, que elevam o veículo a 50 mm do solo através da ativação de um botão próximo à alavanca de mudança de marchas acionando um motor elétrico (7,36 kW), que fornece movimento para o fuso de abertura e fechamento dos dispositivos de elevação, mantendo assim as rodas suspensas. Com o dispositivo ligado, o motorista aciona uma alavanca à frente do câmbio e, assim, pode movimentar o Siri para a esquerda ou direita. “Ao parar o carro, o motorista não precisa mais fazer baliza”, explica o formando Yuri Coelho Del Sarto, de 23 anos.
Há também o projeto FOLHA, um veículo com design radical com apelo off-road. A principal inovação é a abertura vertical das duas portas para trás, que garante melhor ocupação de espaço. Resultado de pesquisa sobre expectativa do paulistano, o carro é um compacto com 3 metros de comprimento, para três ocupantes, e projetado especialmente para grandes cidades. “A potência e o preço foram itens menos importantes na opinião dos entrevistados”, destaca Diego Albuquerque Lima, um dos autores do projeto. O automóvel utiliza pet reciclado com 30% de fibra de vidro nas duas portas e paralamas; e possui radio de giro 4500 mm, o menor na categoria, segundo os estudantes.
Outro destaque é o GOTCHA, um veículo projetado especialmente para uso da polícia. O carro tem capacidade para enfrentar obstáculos como calçada, valetas etc, e características de ‘sobre esterçamento’ (saída da traseira de maneira controlada, reduzindo o raio de curva.). Possui porta armas e painel solar no teto, com células fotovoltaicas flexíveis, utilizadas para auxiliar no recarregamento da bateria através da energia captada pela luz solar. Tem, ainda, computador de bordo para permitir comunicação com a base de dados da polícia e sistema de comunicação via bluetooth.
Outros projetos também desenvolvidos pelos formandos:
Lepidus – é um veículo superesportivo para o mercado nacional. A principal inovação é a aplicação de conceito superesportivo para posicionamento de preço e segmento inexistente no mercado nacional.
Balboa – é um hatchback desenvolvido para pessoas que buscam versatilidade no uso urbano e valorizam a economia e uma boa relação custo/benefício e design.
Fun2drive – um esportivo leve, voltado para o público que busca a melhor relação entre preço e custo operacional no mercado dos esportivos. A principal inovação está na estrutura de chassi e carroceria com tubos de aço e simplicidade de projeto para veículo esportivo.
Fonte: Redação