Executivos da Mauá assumem novos postos

17/09/2010 09:29

A Mauá passa por algumas reestruturações e, com isso, alguns dos profissionais da instituição estão sendo promovidos e até mudando de área. Um desses, a mudar recentemente de cargo, é o professor Valdecir Jorge Aparecido Leonardo, que coordenou o Centro de Pesquisas por cerca de 10 anos e que, desde 16 de agosto, ocupa o cargo de Superintendente Administrativo.

Formado em Engenharia Mecânica e mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Mauá, o professor iniciou sua carreira na Mauá em 1973 como office-boy da diretoria da Escola de Engenharia Mauá e, desde então, passou por diversos setores da Instituição, como setor gráfico e laboratórios, vindo a iniciar sua carreira de docente na instituição em 1987. Em 1992, em sociedade com dois amigos, deu espaço ao seu lado empreendedor e abriu a empresa Teck Tril, fabricante de máquinas extrusoras para indústrias transformadoras de termoplásticos e indústrias fabricantes de tintas e vernizes utilizados em pintura eletrostática. Até o final de 2000 atuou nessa empresa como sócio-diretor, paralelamente às suas atividades no IMT. A dupla jornada foi então substituída por um novo desafio: assumir a direção do Centro de Pesquisas.

“Boa parte da minha vida tem a presença da Mauá, tanto que a considero como minha segunda casa e nela tive a oportunidade de viver muitos momentos especiais. Minha formação profissional e mesmo pessoal tem a participação expressiva da Instituição e de muitas pessoas com as quais até hoje tenho o privilégio de desfrutar uma saudável convivência”, relata o professor Valdecir.

Hoje, como Superintendente Administrativo, o profissional passa a ter novos desafios pela frente. Estão sob sua supervisão as áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Suprimentos, Assessoria Jurídica e Manutenção e Serviços. Segundo Valdecir, o compromisso do novo cargo está em poder atender às demandas apresentadas pela comunidade e identificar as necessidades das diversas áreas relativamente aos assuntos pertinentes à Superintendência, para poder agir antecipadamente.

Conforme nos conta, apesar de ainda estar inteirando-se do novo posto, Valdecir pretende superar-se e cada vez mais fazer o possível para desempenhar bem seu novo papel, para atender às expectativas da Instituição e de toda comunidade Mauá. “Pretendo realizar uma gestão que dê continuidade ao processo de participação ativa de todos os colaboradores na Superintendência Administrativa, pois acredito que a equipe tem muita energia, dedicação, disposição, além de ser muito comprometida”, diz.

Novos desafios

Em substituição ao prof. Valdecir, assume como coordenador do Centro de Pesquisas – CP, o professor José Roberto Augusto de Campos

Em 1990, logo após formar-se em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, José Roberto foi contratado como Engenheiro da Divisão de Motores e Veículos, chefiada na época pelo professor Franco Brunetti. José Roberto veio a assumir a DMV três anos depois, quando o professor Brunetti deixou a coordenação da área para se dedicar totalmente à atividade docente. “Eu praticamente nasci na DMV, foi ali que passei toda minha vida profissional”, conta.

Agora, à frente da Coordenação do Centro de Pesquisas, o professor passa a ser responsável por todas as divisões dessa importante área da Mauá. Além da Divisão de Motores e Veículos, também estão sob sua responsabilidade a Divisão de Ensaios e Análises, a Divisão de Eletrônica e Telecomunicações e a Divisão de Engenharia de Alimentos e Bioquímica. Nessa nova etapa, o professor diz que contará muito com o conhecimento técnico adquirido nos mais de 15 anos de DMV.

Segundo José Roberto, a fase de crescimento em que o Brasil se encontra é ótima para o Centro de Pesquisas, mas ao mesmo tempo representa um grande desafio. “Teremos muitos investimentos na área industrial, estimulando o desenvolvimento de novos produtos e serviços. O nosso desafio está exatamente aí, trazer essas empresas para o CP, fazer com que conheçam toda a nossa expertise”, explica. A respeito de suas expectativas, José Roberto diz que pretende promover, ao máximo, maior aproximação entre o Centro de Pesquisas e o corpo docente da Mauá. À frente da DMV ficará o professor Renato Romio, engenheiro mecânico formado pela Mauá em 1990 e que iniciou suas atividades na DMV, como estagiário, em 1989.

Fonte: Mauá

Notícias relacionadas