02/02/2010 12:43
O MEC informou os cursos mais procurados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona para quase 48 mil vagas em instituições e universidades federais por meio das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio. O levantamento mais recente foi realizado às 18h28 deste domingo (31). O Curso de Bacharelo em Ciências Tecnológicas da UFABC aparece como o mais concorrido do País, com 8.769 candidatos. Veja o ranking com os dez mais solicitados pelos pleiteantes:
- Ciência e tecnologia, na UFABC (Universidade Federal do ABC), com 8.769 candidatos;
- Medicina, na UFPel (Universidade Federal de Pelotas), com 4.238 candidatos;
- Medicina, na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), com 3.535 candidatos;
- Direito, na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), com 3.047 candidatos;
- Medicina, na Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, com 2.991 candidatos;
- Administração, na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), com 2.574 candidatos;
- Direito, na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), com 2.390 candidatos;
- Direito, na UFMA (Universidade Federal do Maranhão, com 2.173 candidatos;
- Medicina, na UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), com 2.126 candidatos;
- Ciências biológicas, na UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, com 2.117 candidatos
O Sisu recebeu cerca de 335 mil inscrições até as 19h deste domingo (31), informou o MEC (Ministério da Educação). A taxa de efetivação é de 11 mil formulários concluídos por hora. O sistema, que seleciona para institutos e universidades federais com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estreou na última sexta-feira.
O sistema começou a funcionar na sexta, com falhas e instabilidade. No primeiro dia apenas 45 mil conseguiram se inscrever no período das 6h às 23h59. Muitos internautas reclamaram do funcionamento do sistema ao UOL por meio de um gripo de discussão e do sistema de comunicação de erros. O sistema também teve funcionamento lento entre 6h e 9h30 da manhã do sábado. Segundo o MEC, no período da tarde de sábado, a taxa de inscrição se estabilizou e chegou a 18 mil por hora.
Em nota da instituição informou que a “área técnica do MEC segue acompanhando o sistema para resolver eventuais dificuldades enfrentadas pelos candidatos no momento da inscrição no Sisu”.
Fonte: Uol