Coop colabora com MGA em gestão cooperativista

09/12/2009 16:35

A partir de uma ideia lançada pela Coop – Cooperativa de Consumo de levar a doutrina cooperativista à universidade, o Sescoop-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) assinou no último dia 18 de novembro termo de cooperação com a Universidade Municipal de São Caetano (USCS) para promover o MBA em Gestão Cooperativista, em nível de pós-graduação latu sensu.

O curso terá início em janeiro de 2010, duração de 480 horas, com um ano e meio de duração e é destinado a interessados na gestão cooperativa, graduados no ensino superior de qualquer área.

Segundo Angelo Marchetti, gerente de Recursos Humanos da Coop, este curso vai ao encontro das necessidades atuais das cooperativas. “O cooperativismo está em processo crescente no Brasil e, em razão de suas peculiaridades, é muito importante que tenhamos profissionais altamente qualificados e conhecedores do sistema cooperativista”, explica.

O curso é focado em gestão, podendo ser aplicado a todos os ramos do cooperativismo e o programa é dividido em quatro módulos: um focado nas ferramentas de administração geral, dois relacionados às questões do cooperativismo e o último destinado à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Na grade curricular constam as disciplinas de Ética e Responsabilidade Social, Estratégias na Gestão de Pessoas, Estratégia de Negócio, Negociação, Finanças Empresariais, Marketing Estratégico, Cooperativismo Empresarial, Pensamento Econômico Cooperativo, Contabilidade e Análise de Desempenho de Cooperativas, Direito de Cooperativas, Estratégias de Educação para Cooperativas, Gestão de Projetos e Governança Corporativa.

Ao término do curso, os formandos estarão aptos a aplicarem as modernas técnicas de gestão empresarial relativas às cooperativas, focados na obtenção de resultados do negócio cooperativo; tomadas de decisões e programação de planos e projetos empresariais da Cooperativa, além de atuarem com alto desempenho para aumentar a eficiência e eficácia operacionais por meio da adoção de posicionamentos estratégicos, estruturação e gerenciamento dos negócios associativos.

Sobre a Coop: Considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, a Coop conta hoje com 29 unidades de distribuição em operação, sendo 25 no modelo tradicional: 17 no ABC Paulista, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, uma em Tatuí, uma em Piracicaba, uma em São Vicente e quatro Zapt Coop em Santo André. Deverá fechar o exercício de 2009 com crescimento nominal de 10,4%, ou seja, faturamento de R$ 1,38 bilhão.

Na região do ABC, a Cooperativa detém 24% de share e no ranking 2008 da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), ocupa o 11º lugar em fornecimento bruto. Possui o cartão Private Label Coop Fácil, em parceria com o Banco Bradesco e mantém convênios com cerca de 500 empresas, por meio do Coop Fácil Alimentação e Coop Fácil Drogaria, beneficiando cerca de 10 mil pessoas que adquirem medicamentos e produtos alimentícios com condições especiais.

Sua linha de produtos de marca própria Coop Plus conta com 515 itens, de 92 categorias, produzidos por 61 parceiros comerciais e a linha de produtos de panificação interna Delícias da Coop possui 160 produtos, entre panetones, pães especiais, discos para pizza, bolos confeitados e salgados.

Fonte: Da redação

Notícias relacionadas