23/10/2009 11:19
Evento comemora os 10 anos do projeto
Cerca de 150 alunos do Projeto de Alfabetização de Adultos – PROALFA – participam da 6ª edição da Feira de Ciências, que acontece nesta sexta-feira (23), no campus de São Caetano do Sul do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Resultado da parceria entre a Mauá e a Prefeitura de São Caetano do Sul, o PROALFA utiliza diversas atividades com o objetivo de facilitar o aprendizado, por meio da integração dos alunos, alguns octogenários, com a comunidade. Estudantes da Mauá são monitores das classes de alfabetização.
A versão 2009 da Feira de Ciências tem como tema “Os 10 anos do PROALFA”. Para isso os organizadores do evento decidiram inovar em 2009. Nessa edição comemorativa, os alunos do PROALFA apresentarão trabalhos sobre os cursos oferecidos na Mauá. Eles participaram de uma atividade ministrada por Professores da Mauá para poder entender melhor as áreas de atuação do Engenheiro e do Designer, possibilitando que expliquem, em linguagem simples, as especificidades de cada um dos cursos oferecidos pela Instituição.
O município de São Caetano do Sul é referência nacional no ensino público de qualidade, com índices de escolaridade comparáveis aos de países do 1º mundo. Em 2007, São Caetano do Sul obteve o Selo de Município Livre do Analfabetismo, conferido pelo Ministério da Educação a apenas três cidades no Estado de São Paulo.
Sobre o PROALFA – Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Caetano do Sul e o Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, o PROALFA foi iniciado em 1999 com o objetivo de erradicar o analfabetismo no município. O projeto conta atualmente com 13 turmas funcionando em dez núcleos, com 13 orientadores, dos quais 12 são alunos da Mauá. Há uma turma de deficientes auditivos, que conta com uma professora especialista nessa metodologia e que desenvolve um trabalho diferenciado de alfabetização utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Como participar – Para se inscrever no PROALFA, a pessoa analfabeta deve residir em São Caetano do Sul e ter idade acima de 18 anos. As aulas são ministradas de segunda a quinta-feira, das 19h às 21h. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação da Prefeitura de São Caetano do Sul, na Rua Alegre, 497, das 8h às 18h.
Serviço – 6ª Feira de Ciências do PROALFA
Dia – 23 de outubro de 2009
Local – Hall do Bloco J do Campus do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – em São Caetano do Sul.
Horário – das 19h às 21h30
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.
Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.
Fonte: Di Fatto Central de Comunicação