30/11/2009 17:23
Santo André foi representada pelos alunos da escola SENAI “A. JACOB LAFER” na Olimpíada do Conhecimento, competição promovida pela própria institucional para promover seu nível educacional. O SENAI De Santo André esteve em sete modalidades, sendo premiado em duas delas. Confira a lista de participantes da escola:
Mecânica Geral – Docente Orientador: Ricardo Batista
Aluno: Diego Brasiliano de Souza
Polimecânica – Docente Orientador: Ricardo Batista / Carlos Eduardo de Oliveira
Aluno: Auyber Viani Teodoro (MEDALHA DE BRONZE)
Tornearia Mecânica – Docente Orientador: Odair Felício Hernandes
Camila Rocha da Silva
Ferramentaria – Docente Orientador: Flávio Alves da Silva
Aluno: Michael Junior Monteiro Gomes
Eletricidade Predial – Docente Orientador: Antonio Marcos da Costa/ FelipeSiqueira Martins
Aluno Reinaldo Ricardo de Campos Meira
Eletricidade Industrial – Docente Orientador: Antonio Marcos Costa / Felipe – Apoio: Marcelo Vitor da Silva
Aluno: Rafael Montoia da Silva
Eletrônica – Docente Orientador: Antonio Marcos da Costa/ Felipe Siqueira Martins – Apoio: Marcos Alves
ALUNO: Renan Gimenes Musardo (MEDALHA DE BRONZE)
O Evento
A Olimpíada do Conhecimento é um evento que reúne alunos de diferentes áreas tecnológicas de unidades escolares de todo SENAI para participarem de competições teóricas e práticas que têm como objetivo:
- Avaliar e propiciar a melhoria de qualidade da educação profissional;
- Estimular os jovens que se encontram em processo de formação;
- Incentivar melhores níveis de desempenho dos alunos em cada modalidade;
- Proporcionar aos alunos oportunidades de vivenciar, em teste, situações semelhantes às que eles enfrentarão na vida profissional;
- Promover o intercâmbio técnico-pedagógico entre os participantes (docentes e alunos);
- Estimular o permanente aprimoramento do processo de educação profissional.
Seja em nível estadual, nacional ou internacional, proporciona a todo corpo técnico-docente e aos alunos uma enriquecedora troca de experiências e conhecimentos. A fase estadual deste ano ocorreu no período de 9 a 14 de novembro, no Pavilhão do Anhembi , numa área de 60.000 m² e contou com:
780 alunos competidores;
256 técnicos e instrutores;
81 escolas do SENAI-SP participantes;
19 áreas tecnológicas;
60 cidades;
50 modalidades.
As etapas da Olimpíada:
Escolar
O processo se inicia quando as escolas do SENAI selecionam seus melhores alunos para competir nas diversas modalidades ocupacionais da etapa estadual. O processo seletivo pode ser feito pela análise do histórico escolar ou por meio de aplicação de provas e o trabalho preparatório começa dois anos antes da próxima fase.
Estadual
Fase que reúne alunos de todas as Unidades de Educação do SENAI dentro de cada Estado, visando à seleção dos melhores representantes para participarem da Etapa Nacional.
Nacional
Essa etapa reúne os melhores alunos do SENAI de cada Estado que competem nas diversas modalidades. Os vencedores representam o Brasil na fase internacional, a WorldSkills Competition. A próxima competição, que acontecerá em 2010, terá como sede a cidade do Rio de Janeiro, onde será escolhida a futura equipe que representará o Brasil em 2011 em Londres.
Internacional
A WorldSkills International é uma organização não governamental que promove o intercâmbio da Educação Profissional entre seus países membros, representados por instituições públicas ou privadas. Uma das ações da WorldSkills International é a realização, a cada dois anos, da competição internacional, chamada WorldSkills Competition. A WorldSkills International possui atualmente 50 países membros, entre eles o Brasil que iniciou sua participação em 1983, com alunos do SENAI.
Filipe Rubim – Depto. de Comunicação Agência G ABC