27/11/2009 10:46
Dois grupos da instituição levaram o primeiro e o terceiro lugares do concurso cultural “180 dias para mudar o seu Mundo
Dois alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia foram os grandes vencedores da 7ª edição do Projeto Volkswagen Route. Andréa Regina de Souza Moraes, aluna da 4ª série, e Thiago Marzullo de Carvalho, da 5ª, desenvolveram um projeto que integra o despertar da consciência socioambiental de funcionários e a implementação de medidas sustentáveis nas atividades diárias de uma empresa. A viabilidade da implantação norteou todo o desenvolvimento do trabalho, intitulado Projeto TIME – Treinamento Integrado em Medidas Ecoeficientes. Como prêmio, a dupla da Mauá ganhou a tão sonhada viagem de uma semana para a Alemanha, onde além de conhecer a cultura do automóvel no país, passarão por cidades como Berlim, Potsdam, Wolfsburg, Munich e Salzburg.
Além do primeiro lugar, uma outra dupla do curso de Engenharia Química da Mauá, formada pelos alunos da 5ª série Desirée Cristine Ramos e Victor Ariel de Carvalho, conquistou o terceiro lugar no concurso com o Projeto Água Limpa. O segundo lugar coube ao estudante Daniel Alves de Oliveira Filho, da Universidade de Pernambuco, pela criação do Manual do Motorista Ecológico. Os estudantes Edmilson Rodrigues do Nascimento Junior e Aline Pessoa, também da Universidade de Pernambuco, ficaram em quarto lugar, com o Projeto Pegada Ecológica e, em quinto, os alunos Naiara Marla de Paiva Rocha e Leonardo dos Santos Freitas, da Universo – Universidade Salgado de Oliveira, com a Iluminação Inteligente.
Simples e viável – Baseado em ideias simples e eficientes, o Projeto TIME conquistou o primeiro lugar por aliar ações sustentáveis a uma fácil aplicabilidade, atendendo, assim, os requisitos do concurso. Já o Projeto Água Limpa, terceiro colocado, resultou no desenvolvimento de uma estação de tratamento de efluentes compacta, que possibilita a reutilização de água. Com o maquinário, inicialmente projetado para ser usado em estabelecimentos que lavem carros, os alunos estimam uma redução no consumo de água em torno de 70%.
A edição do VW Route 2009 teve início no começo do ano e, desde, então rodou por diversos pontos do Brasil, atingindo aproximadamente 122 mil universitários. Ao todo foram inscritos mais de 400 trabalhos especialmente criados para o concurso cultural “180 dias para mudar o seu Mundo”, que desafiou os estudantes a desenvolverem soluções sustentáveis, viáveis e práticas para melhorar a qualidade de vida no planeta. Com apenas dois trabalhos inscritos, a Mauá conseguiu comprovar sua qualidade de ensino e seu compromisso com o meio ambiente, pelo desempenho de seus estudantes.
O VW Route é um evento itinerante direcionado aos universitários, que percorre o País, tendo entre suas atrações uma carreta de 18 metros de comprimento. No interior da carreta os estudantes são convidados a participar de atividades multimídia, além de poderem assistir workshops ministrados por profissionais. O objetivo é levar ao público universitário as melhores práticas da montadora no campo da engenharia automotiva, design, veículos conceito e test-drives.
Fonte: Di Fatto